Atos dos Apostolos

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." Atos 1:8

Como é bom saber que fazemos parte do Corpo de Cristo. Como é bom saber que recebemos o Espírito Santo de Deus, o qual nos capacita a desenvolvermos nossa vida cristã com coragem e alegria. Como é bom saber que fomos incluídos nos planos de Deus para também participarmos dessa tão linda história dos apóstolos de Jesus Cristo.


Mas, ao mesmo tempo em que tudo isso é muito bom, é importante salientar os fatos ocorridos naquela época, podem e devem acontecer nos dias de hoje conosco. Cabe ainda frisar que somos impulsionados a prestar muita atenção sobre os intentos que Deus tem em relação a esse mundo, aos ímpios e a nós mesmos. A nossa responsabilidade é a dar continuidade nos atos iniciados pelos apóstolos e pelos cristãos do passado, de modo que a descendência seguinte também possa entrar em contato com os feitos de Deus através de nós, a fim de nos imitar como temos procurado imitar nossos antepassados.

Hoje há em nós o mesmo poder do Espírito Santo que havia no passado, para que possamos desempenhar bem nossa carreira cristã, com muita veemência nossa tarefa de testemunhar tanto em casa, como na Cidade no Estado, no País e no mundo inteiro, pois temos a certeza que foi para isso que o Senhor nos chamou. Entretanto cabe-nos algumas perguntas, ais quais nos coloca numa posição, digamos meio que incômoda que são: Quantas pessoas sabem que nós temos o poder de Cristo em nossas vidas? Quantas pessoas com as quais nos relacionamos sabe que existe uma proposta de testemunhar a todo custo a Jesus Cristo como Senhor e Salvador?

São com essas e outras perguntas que se destacam as intenções divinas e que, podem fazer toda a diferença na vida de outras pessoas, pois quando respondemos positivamente a cada uma delas, as dúvidas somem, se dissipam como fumaça e então, o objetivo maior é alcançado, ou seja, o de proclamar o puro evangelho transformador.

Nesse livro encontramos exemplos extraordinários, os quais tem a intenção de nos animar dia após dia. Entrementes, a vida nessa terra até pode estar para muitos, vazia, sem graça e sem sentido, porém a situação tende a mudar quando tais pessoas passam a experimentar essa maneira nova de viver, através do poder inefável do Espírito Santo, o qual transforma não só nesta vida terrena, bem como promete uma nova vida, a eterna, a todos quantos crerem que Jesus é o Senhor.

E a cada acontecimento é motivo de darmos mais um passo a frente, com coragem e determinação, passo que resultará com toda certeza em muito fruto que será colhido num futuro próximo, para a glória de Deus, pois receber o Espírito Santo é um acontecimento imprescindível a todos os candidatos a “testemunhas” de Cristo. Quando olhamos para a história da igreja, observamos quantos não foram os homens que Deus levantou com seu poder espiritual, para que chegasse até nós o evangelho que nos é apresentado hoje, e podemos ir mais além e creditar a esses mesmos homens o valor que tiveram em dar a própria vida em nosso favor, uma vez que, morreram em prol do evangelho de Cristo.

Todavia, a única arma que pode desacelerar o Espírito Santo e seu poder é a incredulidade que há em nós. Apagar as intenções do Espírito Santo, sem dúvida nenhuma, é algo que tem preocupado a liderança da igreja nos dias de hoje, como também foi no passado. Por isso é importante lembrar que temos que vigiar contra todas as ciladas do inimigo de nossas vidas, o qual poderá ser o nosso próprio “eu”.

Podemos afirmar que a igreja de hoje só não está melhor por causa de uma minoria que tem procurado buscar poder naquilo que se pode ver, apalpar e possuir, enquanto que o verdadeiro poder que se deveria buscar está contido no âmago do Espírito Santo de Deus e isso só é cabível aquele que crê e que tem um coração sincero diante do Senhor.

Ler Atos dos Apóstolos resume-se em acreditar que estando nós cheios do poder de Deus, tudo que ainda não foi feito irá se concretizar através duma ação imediata do Senhor em direção às necessidades por nosso intermédio, portanto, vamos arregaçar as mangas e trabalhar com muito prazer na obra de Deus, de modo que essa belíssima história cheia de surpresas continue proporcionando alegria, paz e vitória, em meio a tristezas, monotonias e sensações de derrotas em que passa a humanidade.