Livro de Mateus

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33

Para os grandes estudiosos da Palavra de Deus, não há dúvidas de que Mateus, um dos doze apóstolos, buscou transmitir como tema principal O Reino de Deus, onde o personagem que faz o papel de destaque é o Filho de Davi, O Messias, prometido pelo Senhor ao seu povo (Israel) no Antigo Testamento, o que na verdade estava prestes a acontecer naquele tempo.


De fato reconhecemos que ao ler o Evangelho de Mateus, que Jesus é apontado como o Messias e que ao vir a esse mundo, veio como o propósito de estabelecer o Reino Eterno de Deus entre os homens.

Enquanto que esse evangelho mostra o Reino dos Céus recheado de Justiça, Paz e Alegria da parte de Deus, observamos que existem outros “reinos”, os quais além de serem avassaladores, são também cheios de promessas enganosas, vazios, limitados e temporais. Se não vejamos:

Deus promete Justiça - "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;" Mateus 5:6 - os outros reino injustiça;

Deus promete Paz: - "Portanto dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz;" Números 25:12 – os outros reinos discórdias,guerras e violências;



Deus promete Alegria: "Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria...." Eclesiastes 2:26 – os outros reinos – tristezas, rancores e insatisfações;

Atentando-se para uma escala de valores, percebemos claramente que existe um divisor de águas entre o Reino de Deus e os demais reinos desse mundo. Um cheio de certezas e valores preciosos e os demais improváveis. O versículo em evidência nesse capítulo (Mt 6:33), é uma promessa de Deus e o ponto de decisão entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, pois enquanto o verso 32 declara o interesse dos gentios, o verso 34 enfatiza que é melhor buscar o Reino de Deus, bem como sua justiça.

Devemos nos lembrar também que, quando se fala em Reino de Deus, fala-se em um reinado, onde o Rei é Cristo Jesus e os súditos são todos aqueles que atentam ao seu comando e reverenciam sua majestade, ou seja, obedecem ao Senhor absoluto.

A total dependência de Deus é o que caracteriza sobremodo o Reino, O Rei e o Servo, cabendo a cada um de nós assumirmos nossa posição nesse universo de promessas e de bênçãos, a fim de experimentar o que Deus tem garantido para cada um de nós.