Livro de Lucas

"E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus." Lucas 9:20

A vida é uma verdadeira universidade, onde no seu desenvolvimento aprendemos muitas coisas. O tema central da vida podemos dizer que seja a experiência, onde através dela acertamos e erramos em muitas coisas até que tal situação se torne familiar para nós.


Dentro dessa perspectiva, quem já não foi testado na vida? Quando nos matriculamos na escola secular e damos início a um ciclo de ensinos, chegam as temidas semanas de provas, onde procuramos nos aplicar nas referidas matérias para acertar o máximo do conteúdo ministrado.

Ao lermos o livro de Lucas, o que podemos observar é que em toda sua descrição sobre o nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus, o autor traz indagações das quais vale para toda vida, de forma que somente num esforço de compreender toda a matéria apresentada, podemos no final responder as questões propostas e sermos aprovados.

O Evangelho de Lucas, o destaque principal é que Jesus é apresentado como “O Salvador Divino”, fato supremo que merece destaque, pois Jesus veio como salvador para todos quantos o aceitarem. O versículo acima sugere que façamos uma análise quanto a nossa vida relacionada a esses ensinos cotidianos, sem que percebamos eles nos leva a experimentar Jesus cada vez mais, pois só assim poderemos ter propriedade em responder como Pedro a uma tão difícil pergunta.

Baseado em tais ensinos sobre o Salvador e Senhor, quero ressaltar que os seus alunos eram chamados de discípulos, os quais ao longo de três prósperos anos na universidade de Cristo aprenderam que:

- O discípulo aprovado é aquele que negar-se a si mesmo, toma a sua cruz e segue o Mestre, independentemente do que irá encontrar pela frente e a isso podemos da o nome de DETERMINAÇÃO;

- O segundo passo é o de se comportar de maneira igual ao Senhor Jesus, ou seja, passo a passo fazendo exatamente como Ele fez, produzindo frutos para a eternidade, a isso damos o nome de FRUTIFICAÇÃO;

- Terceiro e tão importante como os outros dois, é o de permanecer em constante aprendizado, buscando conhecimento, luz, orientação, honra e exemplos, todos espirituais para impactar esse mundo tenebroso que dita normas totalmente contrárias ao prescrito na Palavra de Deus dando a isso o nome de PERSEVERANÇA.

Para concluir, o Senhor Jesus veio a esse mundo com o objetivo de resgatar a todos, convidando a ingressarem em sua universidade da vida espiritual, porém nem todos compareceram ainda para darem início as suas aulas, cabendo a eu e você essa tarefa. Precisamos promover o Reino dos céus de maneira a levar muitos que ainda precisam de Jesus como mestre o convite da salvação, lembrando que nessa universidade, o curso ministrado é gratuito, pois o preço já foi pago lá na cruz do calvário, agora o que nos resta é proclamarmos salvação, que com certeza valerá a pena.