Livro de João

"Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. " João 20:31

A vida proposta por Deus ao homem vai além de uma vida simplista, onde fazer o bem e andar num padrão aceito pela sociedade seja o suficiente. No Evangelho de João descobrimos que existe uma proposta superior Deus, onde Ele nos habilita a exercer nossa fé de maneira eficaz. Ao contrário dos três outros evangelhos, no de João somos levados a olhar com olhos espirituais as circunstâncias que nos envolve dia após dia.


A Palavra de Deus nos ensina que ao homem espiritual discerne o que é espiritual (I Co 2:14). Quando olhamos para o que Cristo relata em João 20:31, percebemos que Deus gera fé no coração do homem e essa fé gera vida, conseqüentemente essa vida gerará outras vidas para o Senhor. Percebemos também que desse desencadear, Deus está interessado que viva uma vida totalmente espiritual, onde a carne se submete ao espírito, a fim de que Cristo reine soberanamente em no coração do homem.

Se nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, vemos relatos espirituais traduzidos em ações humanas, com o propósito de levar as pessoas a crerem no Filho de Deus, o Evangelho de João vai além e apresenta o Próprio Deus encarnado, tendo como proposta levar essas mesmas pessoas a um plano espiritual escolhido por Deus. Só poderão caminhar aqueles que de fato aceitarem tal proposta, lembrando que para se entender esse plano de Deus é necessário buscá-lo de maneira sincera e convicta. A condição exigida é que os que o buscarem seja antes transformado de criaturas em filhos (João 1:12). Isso significa que somente os salvos em Cristo Jesus poderão viver dentro do padrão de Deus.

Isso prova que Deus esta muito mais interessado, primeiro, que suas criaturas se transformem em filhos, e segundo, que seus filhos vivam uma vida muita além da mediocridade, deixando os caminhos do pecado e abraçando os da santidade, lembrando que o verdadeiro homem espiritual, olha para essa vida como um desafio em levar outros a desejarem caminhar dentro dos padrões de Deus. O seu interesse é pregar o evangelho que converte e restaura o pecador e que seu exemplo demonstra seu compromisso e fé.

Viver a vida espiritual não consiste em apenas aguardar passivamente a vinda de Cristo, mas anunciar que tal vinda ocorrerá e que todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Cristo é o Senhor, que seu nome está acima de todo nome e que por intermédio Dele, tanto o querer como o realizar será operado em nós (Filipenses 2:10-13). Isso é viver por fé e não por vista. Esse é o desejo de Deus, porém dependemos totalmente de uma verdadeira interpretação das Escrituras, devemos então nos aproximar ao máximo do Senhor em santidade, oração e leitura da Palavra, e numa atitude de fé se apropriar intensamente das promessas do Senhor Jesus que disse que obras maiores faríamos (João 14:12).