segunda-feira, 1 de março de 2010

Carta aos Romanos

" Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" Romanos 3:23

Não é novidade para ninguém que o homem é pecador e está bem longe de Deus, é verdade também que todos os seus atos e pensamentos, sejam eles bons ou maus, o conduzem a culpas, medos, inseguranças e justificativas evasivas, os quais traz conseqüências desastrosas a humanidade. Violência, ganância e mentiras são algumas das muitas que impedem a aproximação do homem de Deus.


Boas intenções, esforços próprios, boa moral, religiosidade, filosofias e etc. Nada disso adianta para se alcançar a vida proposta por Deus, ou seja, vida abundante prometida (João 10:10). Porém ao homem natural é necessário compreender que a sua vida não pode se resumir a um tempo já previsto, entre nascer, crescer, envelhecer e morrer. Essa vida vai além de tudo isso e deve estar depositada nas mãos de Deus.

A culpabilidade humana e a tendência pecaminosa embutida no âmago do homem o impedem que argumente em sua defesa, com o intuito de se livrar da condenação já prevista por Deus. O sentimento de culpa tem sido considerado um mal que não tem solução e parece algo irreversível a qualquer esforço humano.

Na carta aos Romanos observamos três situações exatamente como elas são. O estado original do homem (pecador), o plano da salvação da parte de Deus e a fé dada por Deus ao homem. Essas três peculiaridades correspondem com a solução para tal problemática quando Ele (Deus) manifesta seu desejo de salvar o homem da sua condenação já decretada. O assunto é tão sério quanto interessante, sendo cabível uma redobrada atenção a essas verdades, pois toda e qualquer justificativa só é encontrada num plano superior e divino, oriundo dos céus, providenciado para todo aquele que confessar sua real impossibilidade de auto justificar e reconhecer que tal poder é pleno de Deus, levando em consideração que até mesmo a fé é dom de Deus, para que o tal não se glorie (Efésios 2:8).

A salvação do homem poderia até ser tratada como o remédio para a enfermidade humana, a qual o leva a morte (Romanos 6:23), cabendo esclarecer que tal medicamento espiritual não pode ser comprado na farmácia da esquina, nem tão pouco em um mercado clandestino, mais o homem só o achará em Deus, na pessoa de Cristo.

O endereço prescrito para a salvação está localizado no intenso amor de Deus, que se manifesta no sacrifício da morte de Jesus Cristo na cruz do calvário (João 3:23). A salvação está fundamentada na graça do Senhor (Romanos 6:14), uma vez que essa é a resposta para o problema do pecado e que adquirida pela fé em Cristo Jesus o transporta para uma vida abundante.

Se por um lado à salvação é um dom gratuito de Deus, por outro a condenação é algo que não tem preço humano que venha levar o homem a se livrar dela, não existindo justificativa suficiente para tal façanha.

O plano de Deus referente à salvação vai além de um simples ato e pronto, ele ultrapassa as fronteiras e leva o homem a viver uma vida plena no Espírito Santo o qual restaura e regenera a vida humana de maneira sem igual. Devemos nos lembrar que a obra salvívidica também reage à vida sem sentido, omissa e inexpressiva a que está prevista ao homem sem Deus. A pratica da fé é o resultado de uma vida salva, livre da condenação. É por intermédio da fé que o homem aponta para sua dependência de Cristo. É pela fé que seus deveres e direitos se destacam e onde o mais forte sustenta o mais fraco, o rico socorre o mais pobre e onde o salvo vai atrás do perdido.

Para finalizar, seguir a Cristo é a expressão mais clara da fé cristã. O ponto de transição do natural para o espiritual é extremamente necessário para homem e o convite está posto, deixar o coração aquecer nesse sentido faz muito bem. O Interessante de tudo isso é que, nossa justificação sempre estará personificada em Jesus Cristo, que por ser justo se entregou por todo homem, mulher e criança dessa terra e aquele que está Nele nova criatura é e as coisas velhas já passaram... (II Coríntios 5:17).

2 comentários:

  1. Seu blog está uma bênção e a mensagem, ungida!
    Apareça no meu blog também, ok?
    Graça e paz!
    Seu amigo da UBE, CARLOS DE QUEIROZ.

    www.tribunadorio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, visitei o seu e realmente fui edificado, parabéns pela disposição de divulgar aquilo que realmente vale a pena, ou seja, O SENHOR JESUS CRISTO!
    Graça e Paz
    Rogerio

    ResponderExcluir