sábado, 17 de julho de 2010

Primeira Carta aos Tessalonicenses

" E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.".1Tessalonicenses 5:23-24

Os tempos mudaram e com eles alguns costumes, antigamente se ouviam dizer que a palavra de um homem valia muito mais que algo escrito e assinado, pois o que estava em jogo era a reputação daqueles que firmavam acordos verbais.


Vemos nos dias atuais que estes acordos verbais caiu em desuso da grande maioria da sociedade. O que mais se vê hoje são pessoas desonestas e relapsas quanto às promessas que fazem uns aos outros. Não se pode mais confiar em promessas verbais, antes é necessário um auto conhecimento de quem se compromete em firmar um acordo verbal. Até mesmo irmãos agem com desonestidades entre si. Vemos que agências de investigações particulares se enriquecem através de levantamentos sobre a desonestidade entre os homens. São constantemente contratados para desvendarem casos de adultérios, é marido traindo a esposa e vice-versa. Casamentos e mais casamentos desfeitos em razão de infidelidade conjugal. Isso não é diferente entre acordos firmados entre sócios na área empresarial.

Não é por acaso que encontramos em Eclesiastes que tudo nesta vida é vaidade, vemos que as pessoas deixam de lado a reputação, a fim de levarem vantagem em alguma coisa, seja por dinheiro ou por outro tipo de “acordo”.

Quando olhamos para a vida cristã, descobrimos que Deus através de seu amor, sempre procurou envolver o homem em alguma situação onde a fidelidade pudesse ser destacada, sua intenção era e sempre será a de testar a reputação do ser humano, não que ele já não os conheçam, mais para que o próprio homem compreenda a sua necessidade de se preservar integro quanto as suas promessas, ainda mais se tratando de firmar acordos com Deus. Em toda Bíblia vemos que no que dependeu de Deus, ele sempre provou que é fiel, seja através de uma ou outra promessa, manteve seu nível de fidelidade para com o homem, sua aliança nunca foi quebrada em se tratando de sua parte em acordos. Isso prova que Deus não brinca quanto o assunto é ser fiel e integro. Lembre-se que Deus quando nos envolve em um acordo, espera que possamos retribuir a altura, dando-nos ainda a possibilidade de nos ajudar para que tal situação não se torne difícil de se cumprir.

Em se tratando de fidelidade, temos que aceitar o fato que na vida cristã essa atitude deve ser constante por parte daqueles que entenderam o chamado de uma nova vida ao lado de Cristo, isso significa que outras peculiaridades estão envolvidas nesta proposta de que Deus oferece a cada um. Tornam-se conseqüências de ser fiel, preservar uma vida de santidade, obediência e desinteresses pessoais, quer seja em casa, no trabalho e na escola. Deus está preocupado com nosso comportamento a todo instante. Precisamos nos envolver de modo digno quando o assunto é vida com Deus.

Para se manter uma vida de fidelidade, não é tarefa fácil, pois estamos tão envolvidos com as coisas deste mundo que deixamos nos influenciar nas mínimas armadilhas que a carne, o mundo e o diabo preparam para cada um de nós. É uma uvinha experimentada no supermercado (todas as vezes que vai até lá), é uma nota fiscal não fornecida, é uma mentirinha de nada aqui e acolá, e assim vai a vida do crente por água baixo.

Basta um desvio de olhar, e lá está o irmão e a irmã “caindo da graça”. Prometeu e não cumpriu. Seja um falta de pagamento ou uma oração prometida e não cumprida para que a infidelidade aconteça. Seguir a Cristo não é fácil, mais temos que nos empenhar em pagar o preço proposto pr Deus, lembrando que ele ns ajudará a desempenhar nossa missão nessa terra, até porque o dia da vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo está as portas e cremos que tal promessa pode até demorar um pouquinho mais na tardara.

A nossa fidelidade e integridade dependem de cada um de nós, portanto conservemos nossa postura cem por cento, a fim de que Deus nos ache dignos de aceitação. Há um cuidado exposto na Palavra de Deus que diz: “Aquele que está em pé cuide para que não cai” Deus foi quem nos escolheu e observando os versículo inicial, no seu final diz que Ele é fiel para fazer cumprir a nossa fidelidade também. O que nos resta é crer nessa promessa e continuar no propósito de manter no mastro da nossa bandeira a fidelidade dada por Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário