sábado, 29 de maio de 2010

Carta aos Colossenses

"E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos." Colossenses 3:15

Quando uma criança nasce, logo se faz analises com quem ela se parece mais, com o pai ou com a mãe, sem contar com a intervenção daqueles que acham parecidos com os avós, sejam paternos ou maternos. É verdade que todos nós herdamos e carregamos genes de nossas famílias, o que nos permite identificar com nossos parentes mais próximos.


A palavra de Deus nos garante que ao aceitarmos Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, somos transformados, começando de um novo nascimento, não de carne e sangue, mais da vontade de Deus. Desta forma ganhamos Dele “genes” que irão permitir que nos assemelhemos a Ele em várias situações.

Aqui na carta tratada, o Apostolo Paulo atesta que os que são de deus herdam uma nova identidade, semelhante à de Cristo, onde todos que a tem são levados a evidenciar em suas vidas não só pensamentos como atitudes idênticas às do Filho de Deus, o que faz de cada nova criatura um autêntico filho e Deus, também.

Observe que, os eleitos de Deus, manifestam características e atributos elementares de Deus, a saber: Santidade, amor, misericórdia, bondade, humildade, mansidão, longaminidade e etc. Bem como outras atitudes que resultam em ações comunitárias, necessárias a todos de um modo geral, tais como, suportar uns aos outros, exercendo o perdão mutuamente, além de uma demonstração de amor sem igual, através do vínculo da perfeição.

Conseqüência disso, somente os filhos de Deus gozam do privilégio da Paz, que excede todo entendimento e que produz confortável sensação real de justiça de Deus, em se tratando de todos os atos e pensamentos (intenções), produzidos em razão de tal filiação.



Quando Cristo é tudo em todos, é notório que tudo o que esta em volta seja transformado, sempre para melhor, é claro, e é o que se pode notar nesse contexto do capitulo três desta carta.

Na Bíblia Vida Nova, encontramos o comentário de roda pé muito importante a esse respeito para os nossos dias, o qual destaca com muita propriedade a relação filial que os salvos tem com o Pai, o comentário diz: “quando somos nascidos de Deus, as divisões desaparecem, as mais apreciadas qualidades se destacam, a compreensão e o perdão te êxito, o amor une a todos, a paz e a gratidão dominam o coração, a vida se torna exemplar aos outros e Deus é plenamente glorificado.”

Pensando assim, nós que nascemos de novo temos a chance de mostrar nossos dotes divinos, procurando exercer dons e talentos oriundos do trono de Deus, que se manifestam com o auxílio do Espírito Santo, da mesma forma que Paulo incita a igreja de Colossos a fazer, lembrando que, o que nos identifica com eles é o favor de cristo por todos nós. Assim como no passado essa identidade tem fundamentos seguros, assim é conosco nos dias de hoje. Podemos afirmar que nossos irmãos da igreja primitiva tinham em seus corações o desejo de que sua identidade santa se multiplicasse e chegasse até nós como chegou.

Eles sabiam que a primazia do Evangelho elevava os seus conceitos, quer para Deus quer para os homens, pois o mundo sempre aguardou a manifestação dos filhos de Deus. Eles esperam que a igreja do Senhor Jesus Cristo responda ao grito de socorro, que tem ecoado pelos quatros cantos desta terra, em razão que a herança que o homem sem Deus herdou, com certeza não traz paz e nem esperança.

Somos aqueles que temos respostas a todo pedido de socorro, somos os filhos daquele que diz: “TENHO PALAVRA DE VIDA ETERNA A TODOS VOCÊS, portanto, venham a mim vós que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei.” Somos também aqueles que podem responder a sociedade que se banha diariamente com a água do egoísmo e do orgulho e que está designada ao inferno. Responderemos sim, não com gritos, mas com ações de amor e humildade, temperada com a graça e misericórdia de Deus.

Paremos e pensemos nas coisas que vem de cima, do trono de Deus, pois só assim seremos identificados com o nosso Pai Celestial. Façamos exatamente como Cristo fez, oremos e busquemos cumprir a vontade do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário