sábado, 9 de outubro de 2010

Segunda Carta a Timóteo


"Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo." 2 Timóteo 2:3

Consideração, essa palavra tem uma atitude que tem um sentido forte na vida das pessoas, muito mais quando alguém age com respeito, fidelidade e amor para com elas. Em tal atitude estão inseridas várias particularidades, como por exemplo: fatores que trazem recordações, boas ou ruins. Senão vejamos: Imaginemos um jovem promissor que sonha em voar alto na careira que escolheu e que encontra em outras pessoas, mais que irmãos, encontra amigos que contribuem para seu sucesso profissional; digamos que seja esse o empurrão necessário para ele crescer e ganhar um futuro brilhante, sendo o tal “amigo” alguém que acreditou no seu desempenho e confiou que os desafios seriam vencidos. É com certeza que o jovem promissor ficaria com essa dívida pelo resto de sua vida com aquele que o ajudou, ainda mais se a referida ajuda não lhe custou nada, a não ser uma amizade sincera. Ele teria uma grande consideração por essa pessoa não é mesmo? Ou imaginemos a consideração entre duas amigas, onde o laço de amizade é bem forte, o que sustenta a fidelidade entre ambas, quantos segredos não ficariam guardados por elas e quantas não seriam as atitudes que teriam entre si? 
O que se vê nessa carta de Paulo a Timóteo é exatamente isso, considerações, tanto de um como do outro, isto é claro. O respeito entre ambos também é fácil de se notar. Por outro lado, porém, Paulo destaca que tais considerações por parte de Timóteo deveriam se manter aquecidas, mesmo porque o apostolo esta preste a morrer e que tal aquecimento,  se mantivesse sustentado pelas lembranças e ensinos deixados por ele, seu discipulador e mestre. Alerta Timóteo que fosse agora também, um discipulador e mestre, como um bom soldado de Cristo. Que lutasse com todas as suas forças em prol do reino de Deus, como forma de considerar o que lhe foi transmitido por todo aquele tempo que passaram juntos.
A alusão a um soldado serviria para que se fosse lembrada a recompensa que se teria quem, por bons serviços prestados a nação celestial, pudesse merecer, bem como a consideração como fator de destaque da parte de Deus, por manter firme o propósito de fidelidade para com o seu país e bandeira pela qual lutou bravamente. Com certeza seria condecorado com uma medalha, por bravura.
Pensando em tudo isso, devemos a nos perguntar quanto temos reconhecido os atos eternos que Deus tem realizado em nosso favor, esperando da nossa parte, considerações também tivéssemos por tais atos. Até chegamos a pensar que talvez Deus não espera nada de nós nesse sentido, por nos conhecer e saber da nossa fragilidade como homens que somos. Entretanto, temos por certo que ainda, há tempo para permitirmos que o Espírito Santo de Deus restaure nossas atitudes para com o nosso mestre e discipulador, Jesus Cristo, o Senhor, demonstrando com respeito que Ele é digno de nossas considerações. Ele espera que nossos interesses pessoais pelas coisas concernentes aos céus sejam verdadeiros, a fim de se cumprir em nós e através de nós a vontade Dele para essa terra de lutas e desafios. Que vistamos a farda de guerra e cumpramos nosso dever que um bom soldado de Cristo deve exercer. 
Nossa oração é que cada um de nós possa desempenhar bem a tarefa determinada pelo Senhor, levando-se em conta as considerações ao Nosso Deus, o qual tem cumprido fielmente seu propósito e suprido nossas necessidades, bem como tem nos dado tudo aquilo que realmente precisamos, principalmente entusiasmo e motivação, nessa guerra que enfrentamos no nosso dia a dia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário