sábado, 10 de abril de 2010

Carta aos Efésios

"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo," Efésios 4:13

Deus em toda sua história tem se mostrado ao homem como o maior interessado em unir todos os povos em torno de um mesmo interesse, o de adora-lo através de um relacionamento verdadeiro. Ele sempre procurou produzir meios pelos quais isso pudesse acontecer.


Deus tratou desse assunto de várias maneiras através de homens que por Ele foram chamados e levantados, como exemplo: Abraão, Moisés, Davi, Elias, Daniel, Jonas, etc. Deus por sua vez, percebeu a dureza do coração humano em se juntar a Ele nesse sentido e colocou em pratica seu plano superior, o de enviar a Cristo como mediador entre Ele e o homem, objetivando que seu interesse de unir os povos se concretizasse.

Sabemos que a Cruz de Cristo é o divisor de águas entre o povo interessado naquilo que é de Deus e do povo que tem seus interesses em outras coisas. Ocorre que ao longo dos séculos, ano após ano, vemos mais e mais homens se levantam interessados em seus próprios interesses deixando o interesse superior de Deus em segundo plano.

Essa verdade não era diferente em relação ao povo de Deus em Efeso, que na ocasião era um centro importante para o trabalho cristão, que crescia e influenciava grande parte daquela província romana em se converter ao cristianismo e compreender a vontade de Deus. Mais o que já se arrastava desde o passado estava se evidenciando naqueles dias, ou seja, os interesses humanos se sobrepondo aos interesses divinos, fato que também estava acontecendo no meio cristão, dentro da igreja. Paulo que nesse tempo estava preso, não perdeu tempo em escrever para aquela amada igreja com o intuito de abrir seus olhos a respeito de tal situação errônea.

Os judeus convertidos queriam sobrepor seus interesses aos gentios também convertidos, os quais por sua vez resistam desejando que os seus é que sobressaíssem, o que disseminou uma divisão de interesses pessoais entre eles. Porém o que eles tinham que aprender é que a igreja do Senhor Jesus, além de exercer várias funções tinha como função bem específica era a de andar em unidade, onde as paredes o orgulho, preconceito e egoísmo deveriam ser deixados de lado, sendo destacado o amor pluralizado entre os povos, quer seja judeu, grego, romano ou outro qualquer.

A unidade era o símbolo do verdadeiro cristianismo, onde alguns vendiam parte do que tinha para suprir a necessidade do outro, onde havia tudo em comum entre eles. Paulo destaca que independentemente do povo em questão, todos teriam que ter um único interesse, o de Deus, fazendo comparações a seguir: a igreja é como um corpo humano onde Cristo é a cabeça; como um edifício onde Cristo é a pedra angular (de esquina); e como um casamento onde Cristo é noivo e a igreja a noiva. Essa é verdadeira demonstração dos interesses de Deus em nos unir em torno Dele.

O fato é que sendo eles judeus ou gentis, deveriam compreender que Cristo vem em primeiro lugar e ao se praticar seus ensinamentos, tornamo-nos um único povo com uma única identidade, a identidade dos filhos de Deus.

Ao ver tudo isso, chagamos a conclusão de que nós como igreja de Cristo nos dias de hoje temos que nos empenhar em cultivar essa identidade, onde Cristo seja sempre a cabeça. A pedra angular e o noivo da igreja, onde também os interesses divinos estejam ocupando o primeiro lugar em nossas vidas. Para isso é preciso resistir às barreiras da discórdia, da disputa e da desagregação social, que tentam se levantar contra a igreja de Cristo. Caso isso ocorra, sabemos que certamente seremos derrotados, pois não se pode admitir interesses pessoais sobrepondo os interesses de Deus, esse nunca foi e nunca será o seu plano para nós. Para Deus não existem filhos prediletos, não existem melhores ou piores, maiores e menores, todos somos iguais. Portanto observemos bem de perto o contexto da Epistola de Efésios e busquemos diferenciar os interesses de Deus dos nossos, a fim de priorizar sempre os Dele em nossas vidas, pois só assim estaremos cumprindo o nosso chamado, quer seja a de corpo, de edifício ou a de noiva.

2 comentários:

  1. Palavras sábias e abençoadas irmão, que Deus continue te iluminando.
    Amém
    htttp://vidasimpactando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela apreciação, espero ter edificado sua vida. Deus continue te abençoando! Rogerio

    ResponderExcluir