quarta-feira, 16 de março de 2011

Carta de Judas

Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos. Judas 3


Creio que o verso acima descrito diz muito aos nossos corações, principalmente a respeito de algumas coisas de suma importância para os filhos de Deus. Primeiro sua preocupação com os escolhidos pelo Senhor; segundo, sua atenção em alertar a igreja dos perigosos homens dissimulados que com engano desejavam levar a muitos a negarem sua fé verdadeira em Jesus Cristo; e em terceiro e último assunto em destaque é sobre o incentivo que Judas dá aos santos, em se tratando de salvação e fé.
Creio que a preocupação aqui destacada, refere-se ao fato de que os servos do Senhor estariam a mercê de investidas cruéis de Satanás, o qual estaria usando homens perversos em enganos e dissoluções a respeito da doutrina da salvação. Da parte do autor existe uma real preocupação a esse respeito. Vemos que a igreja estabelecida estava passando por uma fase de transição, onde a atuação dos líderes se fazia necessária a todo tempo, pois o perigo era eminente, porém percebe-se que da parte de Deus também havia todo um cuidado sobre os perigos da falsa mensagem que marginalizava os crentes e usou com autoridade Judas para por ordem no assunto.
   Quanto à exortação expressa no texto, gostaria de destacar quanto sua utilidade, não só naquele tempo, como nos dias de hoje, é uma ferramenta mais do que imprescindível ao povo de Deus. Sabemos que uma boa exortação respalda a correção e a instrução a respeito de algum assunto. Sabemos também que sua utilização pelo transmissor muitas das vezes é rejeitada pelo receptor, sendo vários os motivos para tal recusa, uma vez que somos dotados de orgulho e não admitimos sermos corrigidos por ninguém, na maioria dos casos achamos que o exortador está errado a respeito do assunto tratado que motivou tal exortação.
Por outro lado não podemos deixar de admitir que, raras vezes, o que exorta também pode estar equivocado a respeito do assunto a ser tratado. Na verdade, segundo o que prediz a Palavra de Deus, temos que nos preocupar em andar em novidade de vida, a fim de evitarmos desgostos que, muitas das vezes, criamos a nós mesmos. Dar atenção a um líder, principalmente quando se trata de exortação, é sábio e necessário para nosso crescimento espiritual, sem contar que temos que atentar para a submissão e suas conseqüências, pois vale mais a pena obedecer do que questionar.
Para tanto, precisamos antes de qualquer coisa, fazer uma analise sobre nossa condição espiritual, pois ela é que dá rumos necessários em qualquer que seja a nossa situação e direção. O maior acerto que podemos ter em nossas vidas é reconhecer nossa real condição diante de Deus, pois é através dela que estaremos sensíveis a qualquer que seja a exortação. A intimidade com Deus é o antídoto para todos os males, principalmente aqueles que fazem nos sentir culpados.
Num diálogo sincero e determinante, o ponto de partida sempre será o assunto que mais nos preocupa e que esta em evidência na conversa. Seja o assunto que for o importante em definir, através de critérios, como discutir tal assunto, isso requer de ambas as partes equilíbrio e disposição. Não podemos esquecer que Satanás é nosso inimigo e quer nos aniquilar a todo custo, para isso não medirá os esforços e investirá toda sua artimanha para alcançar seus objetivos. Devemos então estar alertas a esse respeito e caminhar em conjunto com nossos irmãos, a unidade é arma poderosa contra o inimigo, quer sejamos exortados ou exortadores nessa batalha.
Para concluir, desejo tratar aqui nesse parágrafo a respeito de salvação e fé. A Bíblia fala do assunto com muita propriedade e sabemos que não dá para separar salvação de fé e fé de salvação. Uma esta intimamente relacionada à outra e vice-versa. Toda certeza ou dúvida que possam surgir, são provenientes da fé que temos na Palavra de Deus ou que não temos. Os Apóstolos de Cristo clamaram ao Senhor para que a fé deles fosse aumentada. Isso significa que a fé é de suma importância para vida eterna. Devemos então tratá-la com muita atenção e dar a importância necessária a esse respeito, uma vez que, é dela que alcançamos o favor de Cristo e uma vida abundante. Precisamos ter fé suficiente para o nosso viver diário, a fim de galgar cada vez mais degraus rumo à eternidade. Quando lemos no livro de Gênesis que somos feitura a imagem e semelhança do Senhor, fico pensando o quanto tenho parecido com o meu mestre Jesus. A santidade, o bom serviço e devoção são fundamentais, mais sem fé é impossível agradar a Deus, portanto, busquemos através dos cuidados de Deus, uma vida ilibada e cheia de graça, lembrando que Ele usa pessoas para corrigir outras e pode nos usar para que tal correção aconteça em nosso meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário