quarta-feira, 16 de março de 2011

Carta de Tiago

"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." Tiago 1:27

Ao se falar de Religião, devemos procurar compreender a diferença entre a religião pura e a religião contaminada. A primeira tem propósitos coerentes com a verdade da Palavra de Deus, enquanto que a outra tem seus propósitos baseados em interesses humanos. Dessa forma podemos afirmar que a uma grande diferença em ser religioso e ser cristão.
A religião dos cristãos está alicerçada em propósitos divinos, onde a Bíblia é a regra de fé para o viver diário, onde à necessidade humana é atendida de maneira eficiente, pois todo cristão verdadeiro tem o chamado para suprir tais situações enquanto estiver nesse mundo, porém sem que se contamine com ele.
Por outro lado, precisamos admitir que muitos de nós temos a religião como uma forma de ritualizar nossas vidas, onde freqüentar um culto nada mais é do que se cumprir uma regra, para desencargo de consciência. Isso é prejudicial e está fora dos planos de Deus para o homem, pois não existem atitudes que atendam as necessidades diárias da vida num todo. 
Ao se analisar o versículo acima, compreende-se que existe de fato uma religião pura e que tal religião se baseia em verdades absolutas, onde exige responsabilidades, quer sejam diante de si mesmos, diante do próximo e diante de Deus.
Quando questionamos o porquê das coisas, passamos então a entender o propósito real de Deus através de sua religião e assim temos a condição de avaliar se isto ou aquilo faz parte ou não de nossas vidas. Nesses questionamentos o mais importante está na compreensão exata do que a vida propõe. Cabe lembrar que, somos nós quem deve se lembrar que a vida cristã tem regras praticas para serem atendidas.   
Ao aceitarmos o evangelho, somos confrontados com nossas próprias vidas, com a situação do próximo e com Deus.  Devemos encarar essa realidade de forma coerente, onde atender a viúva e o órfão significa dar ouvidos ao grito do necessitado e olhar com os olhos da fé para tudo aquilo que poderá suprir as suas necessidades. O amor é fruto do Espírito Santo e se encontra na religião pura de Deus. Essa é a resposta que o mundo espera da verdadeira religião. Essa religião exige de nós mudanças de comportamento, a começar da pré-disposição de demonstrar o amor de Deus.
Quando assumimos nosso compromisso com a religião pura e imaculada de Deus, não estamos imunes às crises e tribulações, não vivemos de uma maneira confortante e rotineira, pelo simples fato de que viver a vida cristã é viver dinamicamente e isso requer de nós determinação de atingir metas previstas por Deus. A vida cristã não pode ser estática, deve ser movimentada em direção a verdade e a realidade do dia a dia.   Nossa vida deve estar baseada na fé, e fé é ação, até porque, o convite do evangelho tem sua iniciação na prática dessa fé, onde por seu intermédio deixamos o Espírito de Deus falar mais alto e através de um constante aprendizado e exemplos a ser seguidos, é que vamos vivendo a vida que agrade a Deus.
Jesus é o nosso mestre, confiando que ele é quem vai dar toda a orientação para um bom desempenho cristão, sendo esse o objetivo de todo cristão. Se formos de fato servos do Deus vivo, procuremos viver a religião pura e que através do nosso comportamento, sejamos identificados como Cristo foi pela multidão. Aquele que curou enfermidades, expulsou demônios, restaurou visão dos cegos e colocou em pé os coxos. Aquele que trouxe salvação para todos. A verdade é que não só a sociedade mais Deus espera de nós respostas oriundas de nossa declaração de fé. Temos que agir com fé, sabedoria e com veemência diante de cada detalhe que surge a nossa frente.
A Carta de Tiago trás esta proposta de vida, a de assumirmos nossa posição em Cristo, agindo de maneira coerente, a fim de fazer toda diferença, não só em nossa vida, como também na vida de todos e de tudo. A nossa vida não deve estar apoiada em religiosidade, onde se deixa o coração bem longe das circunstancias e da pratica das boas obras, a qual passa a ser um transtorno na vida da pessoa. Onde um ato de amor passa a ser uma obrigação ritualística e enfadonha, com o único propósito de se cumprir uma ordem. Vemos que a proposta de Deus é contrária a tudo isso, pois a maneira que se atende uma sequer necessidade, gera um prazer sobrenatural, que impulsiona mais e mais a tais praticas. Isso prova que a fé verdadeira produz tanto o querer quanto o realizar.
Que hoje, façamos uma análise crítica de nós mesmos, perguntando de que modo estamos dispostos a viver a vida cristã, inseridos na pura religião pratica de Deus, aceitando todo e qualquer desafio que surgirem em nossa frente, lembrando que nossa fé nessa caminhada será provada. Que aceitemos o conteúdo da carta de Tiago como uma proposta de deus de nos tratar e nos aperfeiçoar de maneira que cresçamos na direção certa, onde nossas indiferenças e desajustes sociais sejam expurgados de nossas vidas.
A fé, o amor, a esperança e perseverança vêm de Deus, pois só o Senhor da pura religião tem o poder para nos transformar e nos capacitar em seguir de maneira sóbria e constante em prol do outro, pois o mandamento é esse: “Amarás o Senhor teu Deus e a teu próximo como a ti mesmo”. Cabe a cada um de nós envolvermos no propósito santo e aplicarmos nossa vida em praticar o que é certo, honesto e necessário, a fim de atingirmos o alvo da nossa vocação. Fomos chamados para sermos filhos de Deus, o qual não se contamina com as coisas desse século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário