quarta-feira, 16 de março de 2011

Segunda Carta de João

Graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e da parte de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor.” II João 3

Quando nascemos somos obrigatoriamente direcionados pela sociedade a viver uma vida sistematizada em conceitos que nem sempre são os certos, onde a lei do mais forte, do mais inteligente, do mais esperto é que tem a vantagem em alguma coisa. Esperam dos recém nascidos que aprendam a andar, porém quando crescem não se importam ou se responsabilizam com seu caminhar. Esperam ansiosos que falem, porém ensinam palavras torpes como algo natural. A sociedade reclama do modo de vida dos seus após verem o quanto o mau ensino causou de prejuízo, ai é tarde.
No desenvolvimento de nossas vidas, seja na infância ou na juventude estamos aptos a várias atividades, entre elas a de falar a verdade ou a mentira, na maioria das vezes somos compelidos a falarmos a verdade, mais quem nunca mentiu?
A Palavra de Deus é a verdade, Jesus disse: “Eu sou a verdade”, e quando escolhemos viver a Palavra de Deus, somos impelidos pelo Espírito Santo a desempenhar a mais pura verdade, seja ela qual for. Quando fazemos assim, resultados acontecem para o nosso bem e para o próximo de nós, seja quem for.
O andar na verdade, produz resultados surpreendentes, pois estão relacionados intimamente com os atributos de Deus, tais como:
Amor - Deus é amor e os que Dele são, vivem suas vidas em amor verdadeiro.
Reconhecimento – Deus reconhece nossa filiação quando nossas vidas estão respaldadas na verdade.
Benéficos – Deus beneficia quem o segue na verdade, a justiça de Deus é algo que está voltada para aquilo que realmente é.
Fidelidade – Deus é fiel e sua fidelidade está firmada na verdade da Palavra, o que está fora disso Ele não reconhece.
Obediência – Deus tem trabalhado a obediência na vida do homem desde o Éden, é sua mensagem não muda, obedecer é o que Eu quero.
Como foi comentado acima, nascemos num sistema humano e selvagem, onde o quadro apresentado é todo voltado ao egoísmo, ao imediatismo, ao consumismo e a vaidade, não se importando como é que tudo isso deve ser conquistado, quer seja na verdade ou na mentira. O importante para o homem é alcançar seus objetivos.
Diante disso é que nós os filhos de Deus temos a responsabilidade de nos apresentarmos contrários a esse sistema baseado em mentiras e falcatruas. Os verdadeiros filhos de Deus estão baseados nas verdades da Bíblia que diz: devemos ser luz para as nações e sal da terra, isso quer dizer que devemos usar esta verdade para combater a mentira espalhada por toda parte. A Verdade na qual estamos fundamentados honra a Deus Pai, quanto ao Filho Jesus e ao Espírito Santo de Deus e isso deve ser preservado.
Dizem que o brasileiro dá jeito para tudo, “o jeitinho brasileiro”, para ele não importa como fazer isso será feito, basta fazer e pronto. Essa é uma forma de pensar, pois muitas vezes está baseada na mentira. Devemos combater tais práticas, elas são abomináveis a Deus. Nós também somos brasileiros e nem por isso devemos nos conformar com isso.
O apostolo João ressalta essa questão, só nos quatro primeiros versículos há quatro citações a esse respeito, amanha é sua preocupação com a Verdade da Palavra.
Quem pratica a Verdade tem o reconhecimento de Deus, pois o Pai reconhece seus filhos na Verdade.
Quem pratica a Verdade declara a dependência de Deus, que sustenta em toda necessidade, seja ela qual for.
Quem pratica a Verdade não tem dificuldade de ser servo bom e fiel, tanto a Deus como sua obra que precisa ser realizada.
Quem pratica a Verdade é capacitado a obedecer aos mandamentos do Senhor, a ordem dada se torna prazer.
Concluindo, devemos rever nossos conceitos referentes à vida cristã, proposta por Deus e que a Luz da verdade brilhe em nossos corações de maneira digna de ser reconhecida pelo Senhor. Que a perseverança seja para nós a ferramenta necessária para praticar a Verdade de Deus, ou seja, a Bíblia. Portanto, viva a Verdade para que vá bem a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário