quarta-feira, 16 de março de 2011

Segunda Carta de Pedro


" O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.”   II Pedro 3:9

Na continuidade do que foi tratado na primeira carta de Pedro, vemos que nessa o Apostolo estava também preocupado com a situação da igreja, procurando de todos os modos, abranger o assunto “excelência da vida”, numa dosagem bem específica, e é o que veremos a seguir.
O foco específico trata em ressaltar o interesse de Deus pelo homem de maneira peculiar e definida, prometendo dessa forma bênçãos sem medidas, porém é necessário destacar que quando Ele expressa nas palavras do apostolo “que ninguém se perca”, vai além e destaca que antes, todos devem se arrepender de seus maus caminhos, a fim de que possam usufruir de suas dádivas. Isso significa que se os homens querem experimentar as promessas estabelecidas por Ele, devem antes tomar uma atitude coerente de arrependimento, a isso chamamos de comprometimento.
Sabemos que quando se fala de promessas, nossos interesses de ascendem imediatamente, demonstrando assim que tais promessas sempre são bem vindas. Mas devemos olhar para elas da mesma maneira que Pedro olhou, a fim de procurarmos compreender sua dimensão, só assim entenderemos a real intenção de Deus pela nossa vida.
As promessas divinas têm por características sublinhar alguns fatores importantes que fazem grande diferença na vida dos filhos de Deus, principalmente quando são compreendidas de maneira correta, por exemplo:
As promessas não falham, a Palavra de Deus tem como garantia o próprio Deus, onde seu poder está em questão e em toda a história bíblica, vemos Deus agindo em cima de sua Palavra (comprometimento para com seu povo peculiar).
Elas também têm como fundamento o Senhor Jesus, sendo seu valor infinito e imensurável, levando-se em conta que só podem usufruir as referidas promessas àqueles que são participantes da natureza divina, para tanto, há de salientar que os que assim procedem já anularam toda e qualquer ação mundana e a corrupta, sendo dessa forma perceptível as dádivas do Senhor.
Em se tratando de promessas temos que centralizar nossa atenção no que é eterno duradouro e divino, uma vez que as promessas estão intimamente ligadas na vida eterna. É de se admirar que um filho de Deus venha por algum momento desviar seu foco no que eterno e direcionar sua atenção naquilo que é terreno, achando que ali se encontrará algo prometido por Deus. Sabemos que Deus desde muito nos adverte que devemos proceder de maneira espiritual e não carnal. As vidas dos seus filhos não pertencem mais a esse mundo. Nossa maneira de agir e pensar deve estar além dessa vida terrena. O que está por vir é muito mais consistente e precioso do que nossa passagem por esta terra.
Ao ler a Bíblia notamos quantas são as promessas e passamos, a saber, que Deus as direciona a um povo específico, um povo coerente. Um dos fatores que chama a atenção é que Ele se utiliza de vários meios, a fim de transmitir sua intenção em nos abençoar com suas promessas. Observamos que Deus se preocupa com vários tipos de gentes, como por exemplo, os aflitos, que após uma noite de choro poderá ser socorrido com a promessa que pela manhã virá à alegria, lembrando que a noite só será curta aos que têm o coração em plena paz, paz que também é promessa de Deus. Creia que o ato de se esperar em Deus produz segurança que por sua vez produz fé, a qual acentua o conhecimento de Deus e esse conhecimento exalta seu Nome.
Há promessas de livramento, de cuidado quanto às enfermidades, promessas de consolo e conforto, há aquelas que têm como objetivo principal, contribuir para o bem dos fiéis, lembrando que em todas elas vemos claramente a graça divina agindo em favor de todos. Quer seja na alegria ou na tristeza, quer seja na tribulação quanto no descanso, quer seja na saúde ou na enfermidade, precisamos compreender que as promessas de Deus foram designadas a todos quantos aceitaram nascer de novo e ter uma comunhão completa com Cristo, comunhão que permite vislumbrar desde muito cedo os grandes feitos da parte de Deus que ainda virão com o passar do tempo.
Há uma infinidade de promessas e todas elas são para os que amam a Deus e se comprometem com a obra inacabada nessa terra. Por isso é preciso de maneira digna de vocação, fazer o que nos cabe, pois assim seremos ricamente recompensados por Deus.
Que o Senhor nos ache de maneira firme e honesta para com Ele, a fim de que observemos a Sua fidelidade sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário